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Plano Nacional de Leitura
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Educação Literária
«Foi criado, de acordo
com as melhores práticas internacionais, o domínio da Educação Literária, que
recebeu vários descritores que antes estavam dispersos por diferentes domínios.
Tal corresponde a uma opção de política
da língua e de política de ensino.
Argumenta-se, de um lado, que a Literatura,
como repositório de todas as possibilidades históricas da língua, veícula
tradições e valores e é, como tal, parte integrante do património nacional; do
outro, que a Educação Literária é imprescindível para uma forma de cidadania
mais complexa e consciente, contribuindo para a formação completa do individuo.
A especificação deste domínio autónomo visa, pois, salientar a importância
conferida à Literatura e levar as novas gerações, conscientemente, à apreensão
dos seus valores. Neste âmbito ainda, foi criada uma lista de obras e textos
literários (ver documentos abaixo) para leitura anual, válida a nível nacional,
garantindo assim que a escola, a fim de não reproduzir diferenças
socioculturais exteriores, assume integralmente a defesa de um currículo mínimo
para todos os alunos que frequentam o Ensino Básico. Esta lista tem em conta os
referenciais enunciados no programa, concretizando, quando é o caso, a proposta
de textos e obras neles referidos, e é composta por um núcleo comum e por
várias sugestões com caráter opcional. A opcionalidade pretende oferecer
alternativas de qualidade dentro de parâmetros idênticos.»
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