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terça-feira, 6 de janeiro de 2015

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Educação Literária

«Foi criado, de acordo com as melhores práticas internacionais, o domínio da Educação Literária, que recebeu vários descritores que antes estavam dispersos por diferentes domínios.
      Tal corresponde a uma opção de política da língua e de política de ensino.
    Argumenta-se, de um lado, que a Literatura, como repositório de todas as possibilidades históricas da língua, veícula tradições e valores e é, como tal, parte integrante do património nacional; do outro, que a Educação Literária é imprescindível para uma forma de cidadania mais complexa e consciente, contribuindo para a formação completa do individuo. A especificação deste domínio autónomo visa, pois, salientar a importância conferida à Literatura e levar as novas gerações, conscientemente, à apreensão dos seus valores. Neste âmbito ainda, foi criada uma lista de obras e textos literários (ver documentos abaixo) para leitura anual, válida a nível nacional, garantindo assim que a escola, a fim de não reproduzir diferenças socioculturais exteriores, assume integralmente a defesa de um currículo mínimo para todos os alunos que frequentam o Ensino Básico. Esta lista tem em conta os referenciais enunciados no programa, concretizando, quando é o caso, a proposta de textos e obras neles referidos, e é composta por um núcleo comum e por várias sugestões com caráter opcional. A opcionalidade pretende oferecer alternativas de qualidade dentro de parâmetros idênticos.»










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