Refletindo sobre...
“Visita de estudo é uma das
estratégias que mais estimula os alunos, dado o caráter motivador que constitui
a saída do espaço escolar. A componente lúdica que envolve, bem como a relação
professor-alunos que propicia, leva a que estes se empenhem na sua realização.
Contudo, a visita de estudo é mais do que um passeio. Constitui uma situação de
aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento
de técnicas de trabalho e facilita a sociabilidade.
Um dos objetivos das novas
metodologias de ensino-aprendizagem é, precisamente, promover a interligação
entre teoria e prática, a escola e a realidade. A visita de estudo é um dos
meios mais utilizados pelos professores para atingir este objetivo, ao nível
das disciplinas que lecionam. Daí que seja uma prática muito utilizada como
complemento para os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos que
assim se tornam mais significativos.
As visitas de estudo têm,
progressivamente, acentuado o seu caráter interdisciplinar: as deslocações dos
alunos surgem articulando conhecimentos e conteúdos das várias disciplinas e
são organizadas por estes professores. Uma mesma realidade é suscetível de ser
abordada em diferentes perspetivas, tornando-se mais fácil para os alunos
compreender, no concreto, que os conhecimentos não são compartimentados.
Por outro lado, visitas
globalizantes - no decurso das quais se reconhecem aspetos geográficos,
históricos, artísticos, económicos, literários… - favorecem a compreensão do
caráter total da realidade. Estas experiências, que implicam a coordenação do
trabalho entre os professores, tornam mais fácil a abordagem transversal dos
diferentes conteúdos programáticos.
Assim, a visita de estudo tem
múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas; de entre elas destacam-se
as que decorrem da relação de proximidade entre professores e alunos. Num outro
registo, num outro contexto de trabalho, o clima interpessoal melhora. E,
muitas vezes, mais importante que os conhecimentos que se adquirem, são as
descobertas mútuas que se proporcionam.”
Adaptação do texto “As visitas de Estudo”
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