Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2018


Sabes o que é?
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma tradição cultural nos Estados Unidos, tendo no entanto surgido entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) há cerca de 2500 anos. O nome “Halloween” é uma contração do termo "All hallow"s eve", que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.
Desde a sua origem, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte, e é ainda a véspera do Dia de Todos os Santos.
Diz-se que os celtas acreditavam que, nesse dia, os espíritos dos mortos se levantavam e perseguiam os vivos, para se apoderarem dos seus corpos. A decoração e as fantasias assustadoras seriam utilizadas como forma de se defender. A frase "doçura ou travessura" (trick or treat, em inglês) também tem origem na tradição celta.
Na Idade Média, esta tradição era motivo de perseguição e condenação (à fogueira) por parte da Igreja. Foi na época da Inquisição que o nome “Dia das Bruxas” foi adotado.
O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, em 1840. Os vínculos com a tradição celta foram-se perdendo com o passar dos anos. Atualmente, o Halloween é mais uma tradição de cunho comercial. No dia 31 de outubro as crianças saem para a rua fantasiadas, batendo na porta das casas e dizendo a frase tradicional: “doçura ou travessura”, para ganhar doces. Entre os adultos, é comum a decoração das casas e a troca de presentes.







Sem comentários:

Enviar um comentário