Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

MIBE 2019

O tema para o International School Library Month (ISLM) em 2019 é "Let's Imagine", que traduzimos para "Vamos imaginar". Baseia-se no tema da conferência de 2019 da IASL "Convergência - Empoderamento - Transformação: Bibliotecas Escolares". Este ano, a International Association of School Librarianship (IASL) convida os participantes a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação.
                                                                                                                                                        in rbe.mec.pt

Encontramo-nos no início de um novo ano letivo e é tempo de definir caminhos e desejar bons recomeços, relembrando a biblioteca e o seu papel no contexto da escola atual.
Nos últimos anos, têm-se multiplicado os desafios lançados às escolas: surgiu um perfil do aluno que exige o desenvolvimento de competências adaptadas à sociedade atual, evidencia-se a necessidade de entender todos os alunos como indivíduos com singularidades que obrigam a práticas integradoras e capazes de responder à diferença, define-se uma estratégia nacional de educação para a cidadania…
Assim, é imperativo encontrar novas formas de fazer, dentro e fora da sala de aula. As escolas são convocadas a adotar soluções criativas, a fomentar e a implementar parcerias, a gerir os currículos, adequando-os aos diferentes contextos.
Para dar resposta a estes desafios, a escola tem na biblioteca escolar e em vós, professores bibliotecários, parceiros naturais, quer através do apoio ao desenvolvimento de uma aprendizagem informal e autónoma, quer através do seu trabalho em estreita articulação com os docentes, potenciador de uma ação pedagógica eficaz e inovadora.
Os instrumentos que, por vosso intermédio, a Rede de Bibliotecas Escolares coloca à disposição das escolas  (o referencial  Aprender com a biblioteca escolar e os sítios com ele relacionados, o sítio Cidadania e Biblioteca Escolar: pensar e intervir, entre outros, bem como todos os projetos que promovemos) convocam para diversos modos de aprender.
Neste mês de outubro, internacionalmente celebrado como o mês das bibliotecas escolares, é-nos proposto pela IASL o lema Vamos imaginar…
Vamos imaginar… que os nossos alunos reconhecem o valor do património humano nas suas diferentes vertentes, que aprendem a criar, a pensar, a intervir, a fundamentar as suas opiniões, a melhorar a sua relação consigo, com os outros e que encontram o seu lugar no mundo.
Vamos imaginar… que se estabelecem pontes entre os vários agentes educativos na escola e que todos juntos construímos uma escola criativa, motivadora e geradora de um futuro promissor.
Vamos imaginar… que as bibliotecas respondem aos sonhos dos nossos alunos, dos nossos professores e da nossa escola.
Com o vosso trabalho, empenho e constante esforço de atualização, sei que podemos ir além de imaginar, concretizando muitos destes desafios.
por Manuela Pargana Silva, 
Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares

Sem comentários:

Enviar um comentário