Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2020

VER, LER, DESCOBRIR, ESCREVER
UM ANO INTEIRO A PROMOVER A LEITURA E A ESCRITA

Boa Prática/Atividade TOP

 Sessão de leitura partilhada através do 
Google Classroom/Google Meet

"Aquele que deveria ser um ano inteiro a promover a leitura e a escrita no Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança, acabou por ser interrompido devido à Covid-19. De outubro de 2019 a março de 2020 dinamizei, em articulação permanente com a Biblioteca Escolar, sessões de histórias, formação para pais, formação para professores e oficinas de leitura e escrita. Muito deste trabalho ficou pendente. Realizei o balanço do trabalho feito e comprometi-me a regressar no próximo ano letivo, para continuarmos tudo o que tínhamos começado. Porém, em conversa telefónica, a professora Antónia Lança, coordenadora das Bibliotecas Escolares do AEPAL, lançou-me o desafio de um encontro/sessão online para concluir o trabalho deste ano. A Professora Teresa Duarte, diretora de turma do 5º B (com quem eu tinha feito duas sessões da Oficina de Leitura e Escrita), acolheu imediatamente a ideia e a sessão ficou marcada para o dia 24 de junho, às 16h, através da plataforma Google Classroom/Meet. À hora marcada, cada um em sua casa, lá nos encontrámos através dos ecrãs dos nossos computadores. Recebeu-me a professora Teresa Duarte, na sua aula de cidadania e desenvolvimento, na companhia da professora Antónia Lança (coordenadora das Bibliotecas Escolares). Aos poucos chegaram os alunos, surpreendidos por me verem de novo após vários meses de ausência. Conversámos acerca do ensino à distância e das saudades de estarmos juntos. 
Depois partilhámos leituras. Li-lhes o livro Olá, Farol!, Sophie Blackall, ed. fábula. 
Tal como fizéramos nas Oficinas de Leitura e Escrita, dialogámos sobre o lido, voltámos atrás, relemos, prestámos atenção às pistas da ilustração, deixámos no ar perguntas. 

No fim, deixei mais 3 sugestões de leituras para as férias de verão, para não deixar enferrujar o músculo da leitura e da escrita: Plasticus Maritimus: uma espécie invasora, de Ana Pêgo, Bernardo P. Carvalho e Isabel Minhós Martins, ed. Planeta Tangerina. Robot Selvagem, de Peter Brown, ed. fábula. O Louco Verão dos Mumins, de Tove Jansson, ed. Relógio d’Água. Foi uma bonita forma de, simbolicamente, concluirmos o trabalho começado este ano com os 3 ciclos de ensino e que retomaremos, esperançosos, no próximo ano letivo."
Paula Cusati

Esta e-atividade, realizada com a articulação entre a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar, não só reiterou a apologia/promoção do livro e da leitura, mas também fomentou os afetos entre a “família” discentes/docentes/mediadora de leitura, alargando (certamente) competências de todos os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário