Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de março de 2021

 

As


 continuam a DESAFIAR as nossas turmas



DIA DA ÁRVORE



O objetivo da comemoração do Dia Internacional da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).


Sabias que 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, CADA árvore, cada arbusto, cada erva, realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.



Importância das Árvores

A importância das árvores é inquestionável. Elas são essenciais para a nossa existência. As principais funções das árvores são:

· Contribuem para a biodiversidade;

· Redução da poluição do ar;

· Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;

· Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;

· Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos;

· Contribuem para a beleza paisagística.



E nunca te esqueças...

"Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro." (Provérbio Indígena)



Trabalho orientado pela docente Isabel Coelho, na disciplina de Ciências Naturais  



Sem comentários:

Publicar um comentário