Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de abril de 2024



 

Abril Depois de Abril


Encerramento das dinâmicas de comemoração dos 50 anos do 25 de abril


Abril é sempre abril. Aquele em que, seja qual for o modo como o encaremos e festejemos, tem sempre o 25. Data que marca a nossa História. Data em que há 50 anos ouvimos finalmente as palavras LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE, TOLERÂNCIA, DEMOCRACIA…
Depois de 74, do regime fascista, pudemos “respirar” e cantar “Somos Livres”.
As Bibliotecas Escolares, porta-vozes de cultura, de identidades, de memórias coletivas…, não poderiam deixar de se associar à celebração dos 50 anos do 25 de abril. Entendemos que é a forma de incutir nos nossos jovens os valores de Liberdade, de Cidadania, de Respeito pelo outro…

Ao longo do ano letivo, muitas foram as atividades dinamizadas pelas BE´s do AEPAL, mas, para encerrar as comemorações dos 50 anos, convidamos a estar com os nossos alunos uma figura ímpar e icónica do 25 de abril: José Fanha. Escritor de muitas obras de texto narrativo e poético, que criou, em colaboração com o músico Daniel Completo, o projeto “AILÉ AILÉ…Zeca cantado contado", passando a mensagem aos nossos alunos de que jamais devem esquecer este dia tão importante para a nossa LIBERDADE. 


Publicamente agradecemos o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade, da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado e da União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, bem como da Câmara Municipal de Santiago do Cacém que, em parceria com as Bibliotecas Escolares do AEPAL, tornaram possível este evento.






Sem comentários:

Enviar um comentário