Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2017



No dia 14 de junho, recebemos na nossa escola a visita de um grupo de alunos e Encarregadas de Educação de uma escola holandesa. 
Esta visita surgiu de um desafio feito por uma Encarregada de Educação da turma B do 6º ano, uma vez que o seu filho é simultaneamente aluno na nossa escola e nessa escola holandesa e tendo os colegas demonstrado curiosidade por nos conhecer.
De pronto, abraçámos este projeto e preparámos uma manhã diferente.
No dia marcado, recebemos os nossos ilustres convidados ao portão da escola, iniciando-se a visita guiada, preparada nas aulas de inglês, com a professora Alexandra Gonçalves e sempre acompanhados pelo professor Paulo Araújo, o nosso “repórter de serviço”.
De seguida, visitámos a Biblioteca Escolar, onde fomos rececionados pela Professora Bibliotecária, Antónia Lança, e onde todos puderam ver o filme do teatro musical “Pedro e o Lobo”, protagonizado pelos alunos da turma no final do ano letivo anterior. 

A turma dos 3º/4º anos de Alvalade não quis deixar de estar presente, uma vez que também eles, por terem um aluno holandês na turma, quiseram marcar presença neste intercâmbio, apresentando em jogral a obra “Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, de Mafalda Milhões. Para que esta visita ficasse inesquecível, todos os presentes levaram consigo um marcador (de livros), oferecido pela Professora Bibliotecária com "Os direitos do leitor", de Daniel Pegnac.
Depois, fomos para o Pavilhão e, com a ajuda da professora de Educação Física, Vânia Afonso, os alunos jogaram em conjunto o jogo dos 10 passes e futebol aranha, proporcionando momentos divertidos de convívio. Também os nossos convidados tinham surpresas para nós e ensinaram-nos uma dança. Por essa altura, já o 6ºA e a sua Diretora de Turma, Ana Castro, se tinham juntado a nós e, num ambiente de partilha, dançámos todos a “Dança do Pinguim”.

Como estávamos todos cansados e a manhã já ia longa, parámos um pouco para partilhar o lanche. Tivemos a oportunidade de comer alguns doces típicos holandeses que os nossos convidados trouxeram para nos oferecer, completando o lanche já preparado.
Já reconfortados, seguimos para a sala de Educação Musical, onde tocámos uma música na flauta e fizemos todos um ritmo corporal.
A visita continuou, com uma breve passagem pela sala da turma, antes de seguir para a sala de Educação Visual, onde todos pintaram um painel alusivo a este intercâmbio. Tínhamos mais uma prenda para oferecer aos nossos amigos: cada um recebeu uma minibicicleta feita pelos alunos nas aulas de Educação Tecnológica, com a ajuda do professor Jorge Palma. 
E assim terminou esta visita que ficará para sempre na nossa memória.
Quanto a mim, enquanto Diretora de Turma do 6ºB, agradeço a forma carinhosa como os professores e os alunos abraçaram comigo este projeto e, como todos juntos, o tornámos possível e inesquecível. Agradeço também à Reina, por me ter feito este convite e me ter dado a possibilidade de viver momentos tão agradáveis de partilha e amizade. 


Um grande abraço e muito obrigada!
Teresa Duarte














Sem comentários:

Enviar um comentário