Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2017

          OS RESULTADOS ELEITORAIS DA INICIATIVA

«Veja tudo o que aconteceu na cerimónia de apresentação de resultados de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», em que participaram 18 escolas de todo o País.
A Viviane e o Francisco, alunos da Escola Básica do Castelo, em Sesimbra, apresentaram a primeira parte da cerimónia de divulgação dos resultados de «Miúdos a Votos, que decorreu a 20 de abril na Escola Vergílio Ferreira, em Lisboa.
O secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve presente - e foi até entrevistado pela Rádio Miúdos, um dos parceiros desta iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Da parte da manhã, o espetáculo contou com a participação da Escola Ribeiro de Carvalho, do Cacém, da CEBE (Cooperativa de Ensino de Benfica), de Lisboa, da Domingos Jardo, também do Cacém e da Escola Conde Castelo Melhor, de Pombal. A cerimónia terminou com uma interação do escritor Pedro Seromenho com o público.
A Ana Rita e o Gabriel, alunos da Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, vieram de Seia para apresentar a segunda parte da cerimónia, onde finalmente foram divulgados os resultados das eleições.
Participaram as escolas de Condeixa, Aranguez (Setúbal), Cruz de Argola (Guimarães), Campo de Flores (Almada), António Fogaça (Barcelos), Ribeiro de Carvalho (Cacém), Azeda (Setúbal), Elias Garcia (Almada), José Afonso (Seixal), Jacinto Correia (Lagoa), Engenheiro Calazans Duarte (Marinha Grande), Henrique Medina (Esposende) e Castelo (Sesimbra).


A cerimónia contou também com intervenções de Carla Luís, da Comissão Nacional de Eleições, Maria João Valente Rosa, da Pordata, Elsa Conde, subcomissária do Plano Nacional de Leitura, Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

No 1.º ciclo votaram 17 087 alunos. Os três livros mais votados foram: O Principezinho, de Antoine Saint-Exupéry, Porque é que os Animais não Conduzem?, de Pedro Seromenho, e O Tubarão na Banheira, de David Machado. Destacam-se ainda os três títulos de Jeff Kinney: O Diário de um Banana (Vol. 1), O Diário de um Banana: Um Dia de Cão (Vol. 4) e O Diário de um Banana: Tudo ou Nada (Vol. 11).
Os alunos do 2.º ciclo foram quem mais votaram. No dia 17 de março, 18 326 eleitores deslocaram-se às urnas. Este grupo elegeu em força o título Avozinha Gângster, com 14,3% dos votos. No segundo, terceiro e quarto lugares, as percentagens que diferenciaram cada candidato foram mínimas: Harry Potter e a Pedra Filosofal, com 5,9%; O Principezinho, com 5,8% dos votos e A Fada Oriana, com 5,7%, das escolhas dos eleitores.
Já no 3.º ciclo, votaram 18 253 alunos. A Culpa é das Estrelas foi o mais votado, com 13,1% dos votos, e em segundo lugar encontramos O Diário de Anne Frank, com 8,4 por cento. Todavia, foi entre o terceiro e o quarto lugar que esta eleição se tornou renhida: apenas 1 voto separou o título O Rapaz do Pijama às Riscas, que ficou em terceiro lugar, do livro Avozinha Gânsgter! O teu voto fez mesmo a diferença!»
in http://visao.sapo.pt






Sem comentários:

Enviar um comentário