Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia do Trabalhador

No dia 1 de Maio comemora-se o dia do trabalhador. A celebração do dia do trabalhador é uma forma de dignificação do trabalho e do longo historial de ascensão social das classes trabalhadoras. A sua origem relaciona-se directamente com as suas reivindicações sobre horário, condições de trabalho, segurança e protecção social.
A fixação do dia 1 de Maio na maioria dos países decorre da decisão tomada no Congresso Operário Internacional de Paris em 1889 que pretendia homenagear a grande manifestção de Chicago, ocorrida no dia 1 de Maio de 1886 que reuniu cerca de 500.000 trabalhadores e que acabou com uma mortífera repressão policial. 



 Os direitos de que os trabalhadores usufruem (de forma muito diferente porque variável conforme as leis de cada país) são o resultado de séculos de lutas sociais e da capacidade de organização dos trabalhadores, nomeadamente em sindicatos livres.
Nos dias de hoje, o debate e as reivindicações em torno dos direitos e deveres dos trabalhadores  continuam, alimentadas pelas discussões sobre modelos económicos, de Sociedade, de Estado e do próprio conceito de Trabalho.


Bom feriado.

Sem comentários:

Enviar um comentário