Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher


Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mulher. Assim é desde 1910 quando, na Dinamarca, um grupo de mulheres reunidas decidiu homenagear as vítimas de uma terrível repressão ocorrida no dia 8 de Março de 1857, em Nova Iorque, quando mais de 130 grevistas foram mortas num incêndio ateado na fábrica em que protestavam.


A comemoração do Dia Internacional da Mulher (reconhecido oficialmente pela ONU em 1975) é, portanto, uma forma de recordar o longo e difícil percurso da igualdade entre homem e mulher e de alertar para o muito que ainda falta fazer, mesmo na sociedade dos nossos dias.


A Equipa da Biblioteca seleccionou as imagens que se seguem para melhor ilustrarmos o que aqui se escreveu.


 


A pioneira, Marie Curie, brilhante cientista que ganhou o Prémio Nobel da Física com o seu marido Pierre, em 1903, tornando-se a primeira mulher a ser laureada com um Prémio Nobel. Em 1911 voltaria a ganhar um Prémio Nobel, desta vez, na Química.


Mas a verdade é que a condição das mulheres é, ainda hoje, muito precária. As outras imagens retratam os dramas da violência doméstica e da violência contra as mulheres em geral, tal como a foto da jovem afegã de 18 anos que foi terrivelmente mutilada pelo seu marido.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário