|
Bandeira Oficial |
No dia 9 de Maio celebra-se o Dia da Europa. Esta data homenageia a
Declaração de Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, produzida em 9 de maio de 1950. Nesse célebre evento, que ficou conhecido como declaração Schuman, deu-se o primeiro passo para os caminhos da construção da unidade europeia, em que se propôs à Alemanha (RFA), velha inimiga da França, a criação de uma organização com amplos poderes para regular o mercado do carvão e do aço, matérias vitais para a economia em geral e para a indústria do armamento em particular.
Entre as belas intenções aí pronunciadas, propôs-se a criação de um embrião de uma federação europeia, algo que ainda hoje não existe na actual forma da União Europeia.
|
Vista nocturna do Continente Europeu, via satélite |
Nestes 60 anos de integração política e económica, foram criadas a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (1951), a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia de Energia Atómica (ambas 2m 1957. Em 1992 foi criada a União Europeia em moldes um pouco diferentes dos actuais, devido às sucessivas alterações introduzidas pelos sucessivos tratados. Criou-se, também, uma moeda única, o Euro, que entrou em circulação em 2002 e substituiu as velhas moedas nacionais em diversos países da UE.
|
Bandeiras dos países que formam a união europeia |
Embora se possam apontar defeitos ao processo de integração europeia, a construção de uma Europa mais unida permitiu salvaguardar a paz no continente europeu, após duas devastadoras guerras mundiais que muito castigaram os povos europeus em 1914-1918 e 1939-45.
Sem comentários:
Enviar um comentário