Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de março de 2016


Após a sua visita, o escritor Bruno Magina deixou-nos um feedback. 
Vamos partilhá-la consigo:



A VILA DAS CORES 
no Agrupamento de Escolas Arménio Lança
No dia 29 de fevereiro de 2016 – dia estatisticamente raro –, a convite da Professora Bibliotecária Antónia Lança, tive oportunidade de visitar duas escolas (bibliotecas escolares) deste agrupamento para apresentar o meu livro A VILA DAS CORES.
Rapidamente, constatei que toda a comunidade escolar estava amplamente envolvida (professores e professoras, assistentes, alunos/as), pois havia cartazes alusivos ao meu livro e todas as pessoas me receberam chamando-me pelo nome – como se já me conhecessem –, fazendo um pouco lembrar o início da estória: «numa vila tão pequena, tal acontecimento desperta muita curiosidade…».
As atividades nas duas escolas seguiram mais ou menos a mesma estrutura: foi lida a minha biografia (vida e obra, minuciosamente traçadas), foram expostas ilustrações realizadas pelas crianças e foi dramatizado um excerto do texto (com narrador e personagens). Foi também (re)criado “O Bairro das Cores”, com alunos de uma turma coroados com a cor da sua preferência.
Um aspeto que me marcou (no meio de tantos outros) foi uma ou duas crianças terem escolhido uma ou duas cores de famílias para ilustrar, justificando que “como ninguém escolheu esta cor, eu decidi trabalhá-la” (de modo a nenhuma ficar excluída).
Ficou claro que alunos e professores trabalharam com afinco e prepararam-se para este dia, de modo a celebrá-lo da melhor forma – e é isso que enriquece seja que atividade for, potenciando o processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos aprendem com motivação. É muito diferente aprender algo que se quer e de que se gosta ou simplesmente adquirir um conhecimento. Neste agrupamento, os professores demonstraram transmitir conhecimento com saber e com essência, aproveitando todos os momentos para tentar incutir várias competências, como o saber estar em público e o saber ouvir e fazer-se ouvir.
Por tudo isto, enquanto autor mas também enquanto Pessoa, faço um balanço muito positivo deste dia tão completo que passei em Ermidas-Sado e Alvalade do Sado. 

Bruno Magina, 2 de março de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário