Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

SPO 
Serviço de Psicologia e Orientação

Mais um ano ao serviço da comunidade escolar.

O SPO – Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional, existente no Agrupamento, é gratuito e dirige-se a todos os alunos e alunas que frequentam este estabelecimento de ensino.
Tem como missão principal, contribuir para o bem-estar físico e emocional dos seus alunos. Nesse sentido, são várias as ações promovidas pelo Serviço, desde aquelas que visam, por um lado, intervir ao nível da promoção da saúde mental e apoio psicológico em situações de fragilidade e, por outro, apoiar os alunos no último ano do 3º ciclo a optar por uma formação de acordo com o seu perfil pessoal e pessoal através de um Programa de Orientação Vocacional.
Para um trabalho de promoção da Saúde Mental, o SPO pretende realizar um trabalho preventivo com os seus parceiros, internos e externos à escola, para precaver situações propensas a cuidados de saúde mental especializados. Para isso, irá implementar a ação PREVENIR, através da qual se promoverá:
1) a difusão sobre Saúde Mental, para toda a comunidade escolar, através da publicação mensal sobre um tema;
2) hábitos e métodos de estudo para alunos em final de 1º ciclo e no 2º ciclo, através de sessões com os alunos;
3) e estudo sobre a “Saúde Mental”, dos alunos.
Ao nível do apoio psicológico, o trabalho a realizar em situações de fragilidade será dirigido aos alunos sinalizados ao Serviço e respetivas famílias, e aos grupos-turma (programas de desenvolvimento de competências pessoais e sociais), com o apoio dos Professores responsáveis pela sinalização.
É garantido a todos os alunos e alunas e respetivas famílias, quando beneficiem de apoio psicológico, um acompanhamento confidencial e individual.
Sobre o Programa de Orientação Vocacional, e com o objetivo de apoiar os alunos em final de 3º ciclo a decidir qual a melhor opção a tomar após a conclusão do 9º ano, o SPO desenvolveu um Programa de Orientação Vocacional, assente em sessões de exploração em grupo, testes de orientação vocacional, visita à Futurália, sessões com profissionais de várias escolas e entrevistas individuais.
Para uma maior proximidade com a comunidade escolar, o SPO publicará mensalmente breves informações sobre o que vai realizando e, caso tenha questões ou sugestões a propor, poderá contatar o Serviço através do endereço eletrónico spo.alvalade@gmail.com ou presencialmente nos dias de atendimento: 2ª-feira: 9h às 13h e das 14h às 17h; 5ª-feira: 9h às 13h e das 14h às 17h; 6ª-feira: 9h às 13h.
Até breve!
A Psicóloga Escolar, Edna de Miranda Lemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário