O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Este ano o cartaz que a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) costuma distribuir pelas bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais, é de autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho.
A DGLB, também está a promover um passatempo designado "Voluntários da Leitura" um passatempo que tem por base o incentivo ao "voluntariado a nível de projectos concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social. Pretende-se, assim, chamar a atenção para a importância do livro e da leitura, mostrando que eles melhoram significativamente as condições de vida das populações." Consulta aqui a página da DGLB e informa-te, se estiveres interessado.
Sem comentários:
Enviar um comentário