Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Viver em Liberdade: Viva o 25 de Abril!


A Liberdade é o bem mais precioso de um povo. A ditadura é sempre opressora, tirânica e despótica. É uma violência cometida contra cada um de nós. É um abuso de poder.
Portugal viveu em Ditadura entre 1926 e 1974. Presos políticos, repressão, censura, eleições fraudulentas e assassinatos políticos foram, apenas, alguns exemplos das arbitrariedades cometidas durante mais de quarenta anos pelo Estado Novo, regime de Oliveira Salazar e Marcello Caetano .
Para além da ditadura e dos seus malefícios, os portugueses tiveram de viver, também, com o quotidiano da Guerra Colonial entre 1961 e 1974 quando um grupo de oficiais das Forças Armadas descontentes com a guerra, a situação geral do país e a sua carreira militar, conseguiram, através de um Golpe de Estado ocorrido em 25 de Abril de 1974, derrubar o governo e acabar com a ditadura. O Povo aderiu e do golpe dos militares passou-se para uma revolução, a Revolução dos Cravos (como ficou conhecida), que abriu os caminhos à liberdade e à democracia.
Na Revolução dos Cravos destacou-se a figura do Capitão Salgueiro Maia, responsável pela detenção do chefe de governo da ditadura, Marcello Caetano.

Sem comentários:

Enviar um comentário