Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2017

«Ler e formar leitores no século XXI»
A Biblioteca Escolar, a dinamizar paralelamente o projeto a Ler + "Abraço Híbrido Para Ler o Mundo", apresentou várias dinâmicas - animação da leitura, encontros de escritores, concursos, iniciativas (miúdos a votos), por forma a desenvolver uma leitura integrada e sustentável nas suas múltiplas vertentes, não se esquecendo no entanto, de intervir em todo o tecido social que a rodeia.
Assim, por exemplo, articulando com os pais, encarregados de educação, família e docentes de Português, foi elaborado o Contrato de Leitura no início do ano letivo (com base nas obras do PNL e Educação Literária), que para além da leitura por prazer, formaliza uma obrigatoriedade e potencia a leitura/escrita como fundamentais para o sucesso de cada projeto individual de vida, ou seja, para a formação integral de cada indivíduo.
Estes contratos são um dos nossos contributos, entre outros, para a concretização das medidas constantes do Plano de Ação Estratégica (PAE) do nosso Agrupamento.
 Assim, durante o ano letivo e no âmbito dos contratos de leitura, muitas obras foram exploradas e apresentadas transversalmente por todos os níveis/ciclos. 
A obra “Sapatilhas de Cetim” de Ana Faria recontada pela nossa aluna do 3º ano de Alvalade, Rita Sofia Marques da Cruz.
«Era uma vez uma menina que adorava dançar ballet. Um dia a sua avó, que foi uma grande bailarina, mostrou-lhe fotografias e recortes de jornais desse tempo.
Depois a menina e a avó foram a um espetáculo de bailarinas. A menina quando chegou a casa, perguntou aos seus pais se podia começar a ter aulas de ballet e eles responderam que sim.
Passado algum tempo foi escolhida para o espetáculo do Quebra-Nozes. Após muitos ensaios chegou o grande dia, a sua avó, os pais, familiares e amigos foram assistir à estreia, que foi muito bonita e adoraram a sua atuação.»
No 2º ciclo foram vários as obras apresentadas pelos alunos na aula de Português.


Sem comentários:

Enviar um comentário